PLANO ENSINO
1.
CURSO:
LETRAS – PORTUGUÊS PROGRAMA
UAB POLO: SÃO JOSÉ DA LAJE
2.
DISCIPLINA: LIBRAS ANO/SEMESTRE:
2015/2
Possibilitar ao aluno do
curso de Letras acesso a saberes científicos no campo da surdez, em seus
aspectos educacionais, sócio-culturais e linguísticos, promovendo reflexão
sobre a temática e desenvolvendo habilidades comunicativas em Libras.
SEMANA/PERÍODO
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
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OBJETIVO ESPECÍFICO
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METODOLOGIA
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RECURSOS/FERRAMENTAS
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AVALIAÇÃO
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UNIDADE 1
01 – 09 Agosto
(Presencial e online)
UNIDADE 2
10 – 23 Agosto
(Online)
UNIDADE
3
23
– 29 Agosto
(Online/Presencial
– Prova)
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1.
Nomenclaturas na área da surdez; 2. Vocabulário para comunicação básica em
Libras (I) educação;
3.
Introdução a gramática
UNIDADE 2
1.
Educação de Surdos: principais abordagens. 2. Aquisição da linguagem em crianças
surdas. 3. Aquisição da língua
portuguesa como segunda língua por crianças surdas. 4. Vocabulário para comunicação básica em
Libras (II): 4.1. Sinais
relacionados a tempo, verbos (I), localizações; 2.
1. Nomenclaturas na área da
surdez; 2. Vocabulário para
comunicação básica em Libras (I) educação; 3. Introdução a gramática.
UNIDADE 3
1.
Educação de Surdos: principais abordagens. 2. Aquisição da linguagem em crianças
surdas. 3. Aquisição da língua
portuguesa como segunda língua por crianças surdas. 4. Vocabulário para comunicação básica em
Libras (II): 4.1. Sinais
relacionados a tempo, verbos (I), localizações;
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Possibilitar reflexão a nível acadêmico
acerca da Libras, visando a construção de conhecimento por parte dos alunos
no que tange a constituição, uso e papel dessa língua;
•Promover reflexão sobre os aspectos
sócio-linguístico-culturais que envolvem as pessoas surdas;
•Descrever
o processo histórico da educação de surdos em âmbito mundial e nacional,
fomentando uma relação com a práxis pedagógica que emana da realidade local;
•Contribuir para a construção de
um desempenho comunicativo básico em libras desenvolvido pelos alunos.
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•Aulas expositivas;
• Leitura e discussão de textos;
• Exibição de filmes e documentários, seguida de
debates;
• O Ensino da Libras em contexto;
•Apresentação de seminários; • Pesquisa de tópicos
específicos relacionados e apresentação dos resultados.
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Notebook;
Internet;
Slides;
Folha de ofício A4;
Lápis piloto;
Régua;
Caderno dos alunos;
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O aluno será avaliado de forma contínua, durante todo
o processo, tendo em vista sua frequência e participação em diferentes
situações:
• Discussões nos fóruns;
•nas atividades práticas de Libras em contexto
(vídeos);
•na apresentação de seminários;
• na realização da prova teórica e prática
|
5.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, Elizabeth Crepaldi, DUARTE,
Patrícia Moreira. Atividades Ilustradas em Sinais da Libras. Rio de Janeiro:
REVINTER, 2004. BOTELHO, Paula. Linguagem e letramento na educação dos surdos:
Ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. BRITO,
Lucinda Ferreira. Por uma gramática de Língua de Sinais. Rio de Janeiro:Tempo
Brasileiro: UFRJ, Departamento de Lingüística e Filologia, 1995. CAPOVILLA,
Fernando César, RAFAEL, Walkíria Duarte. Dicionário Enciclopédico Ilustrado
Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira. 1ª Ed., São Paulo: EDUSP, 2001.
COUTINHO, Denise. Libras e Língua Portuguesa: semelhanças e diferenças. João
Pessoa Editor: Arpoador , 2000. FELIPE, Tanya A. Libras em contexto: curso
básico, livro do estudante cursista. Brasília: Programa nacional de apoio à
educação dos surdos, MEC; SEESP; 2001. GESSER, Audrei. Libras? Que língua é
essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda.
São Paulo: Parábola Editorial, 2009. HONORA, Márcia; FRIZANCO, Mary Lopes
Esteves. Livro ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: desvendando a
comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; GÓES, Maria Cecília Rafael de (Org.).
Surdez Processos Educativos e Subjetividade. São Paulo: Editora Lovise, 2000.
QUADROS, Ronice M., KARNOPP, Lodernir Becker. Línguas de sinais brasileira:
estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. QUADROS, Ronice M. Educação
de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.
QUADROS, Ronice M. Estudos Surdos I e II. Editora Arara Azul. Santa Catarina:
2006. SÁ, Nídia Regina Limeira de. Cultura, Poder e Educação de Surdos. Manaus:
Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2002. SALLES, Heloisa M. M. Lima
et al. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para prática
pedagógica. 2 v.: Programa nacional de apoio à educação dos surdos. Brasília:
MEC, SEESP, 2005. SKLIAR, Carlos. A Surdez: um olhar sobre a diferença. 3ª
Edição. Porto Alegre: Mediação Editora, 2011
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