quarta-feira, 22 de julho de 2015

Plano de curso

PLANO ENSINO
1.    CURSO: LETRAS – PORTUGUÊS         PROGRAMA UAB  POLO: SÃO JOSÉ DA LAJE
2.    DISCIPLINA:  LIBRAS ANO/SEMESTRE: 2015/2
3.     PROFESSOR: Jarmison Silva Odilon
4.      OBJETIVO GERAL :­   
Possibilitar ao aluno do curso de Letras acesso a saberes científicos no campo da surdez, em seus aspectos educacionais, sócio-culturais e linguísticos, promovendo reflexão sobre a temática e desenvolvendo habilidades comunicativas em Libras.
SEMANA/PERÍODO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
OBJETIVO ESPECÍFICO
METODOLOGIA
RECURSOS/FERRAMENTAS
AVALIAÇÃO
UNIDADE 1
01 – 09  Agosto
(Presencial e online)

UNIDADE 2
10 – 23 Agosto
(Online)

UNIDADE 3   
23 – 29 Agosto       
(Online/Presencial – Prova)


1.  Nomenclaturas na área da surdez; 2.      Vocabulário para comunicação básica em Libras (I) educação;
3.       Introdução a gramática
UNIDADE 2
1.      Educação de Surdos: principais abordagens. 2.      Aquisição da linguagem em crianças surdas. 3.      Aquisição da língua portuguesa como segunda língua por crianças surdas. 4.      Vocabulário para comunicação básica em Libras (II): 4.1.    Sinais relacionados a tempo, verbos (I), localizações;  2.  1.   Nomenclaturas na área da surdez; 2.      Vocabulário para comunicação básica em Libras (I) educação; 3.       Introdução a gramática.
UNIDADE 3
1.      Educação de Surdos: principais abordagens. 2.      Aquisição da linguagem em crianças surdas. 3.      Aquisição da língua portuguesa como segunda língua por crianças surdas. 4.      Vocabulário para comunicação básica em Libras (II): 4.1.    Sinais relacionados a tempo, verbos (I), localizações;
Possibilitar reflexão a nível acadêmico acerca da Libras, visando a construção de conhecimento por parte dos alunos no que tange a constituição, uso e papel dessa língua;
•Promover reflexão sobre os aspectos sócio-linguístico-culturais que envolvem as pessoas surdas;
•Descrever o processo histórico da educação de surdos em âmbito mundial e nacional, fomentando uma relação com a práxis pedagógica que emana da realidade local;
             •Contribuir para a construção de um desempenho comunicativo básico em libras desenvolvido pelos alunos.

•Aulas expositivas;
• Leitura e discussão de textos;
• Exibição de filmes e documentários, seguida de debates;
• O Ensino da Libras em contexto;
•Apresentação de seminários; • Pesquisa de tópicos específicos relacionados e apresentação dos resultados.
Notebook;
Internet;
Slides;
Folha de ofício A4;
Lápis piloto;
Régua;
Caderno dos alunos;

O aluno será avaliado de forma contínua, durante todo o processo, tendo em vista sua frequência e participação em diferentes situações:
• Discussões nos fóruns;
•nas atividades práticas de Libras em contexto (vídeos);
•na apresentação de seminários;
• na realização da prova teórica e prática

5.      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Elizabeth Crepaldi, DUARTE, Patrícia Moreira. Atividades Ilustradas em Sinais da Libras. Rio de Janeiro: REVINTER, 2004. BOTELHO, Paula. Linguagem e letramento na educação dos surdos: Ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de Língua de Sinais. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro: UFRJ, Departamento de Lingüística e Filologia, 1995. CAPOVILLA, Fernando César, RAFAEL, Walkíria Duarte. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira. 1ª Ed., São Paulo: EDUSP, 2001. COUTINHO, Denise. Libras e Língua Portuguesa: semelhanças e diferenças. João Pessoa Editor: Arpoador , 2000. FELIPE, Tanya A. Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista. Brasília: Programa nacional de apoio à educação dos surdos, MEC; SEESP; 2001. GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. HONORA, Márcia; FRIZANCO, Mary Lopes Esteves. Livro ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; GÓES, Maria Cecília Rafael de (Org.). Surdez Processos Educativos e Subjetividade. São Paulo: Editora Lovise, 2000. QUADROS, Ronice M., KARNOPP, Lodernir Becker. Línguas de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. QUADROS, Ronice M. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008. QUADROS, Ronice M. Estudos Surdos I e II. Editora Arara Azul. Santa Catarina: 2006. SÁ, Nídia Regina Limeira de. Cultura, Poder e Educação de Surdos. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2002. SALLES, Heloisa M. M. Lima et al. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para prática pedagógica. 2 v.: Programa nacional de apoio à educação dos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2005. SKLIAR, Carlos. A Surdez: um olhar sobre a diferença. 3ª Edição. Porto Alegre: Mediação Editora, 2011

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